• Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Agrupamento de Escolas de Argoncilhe

Em destaque

Viajando pelo sistema solar até ao jardim botânico

Fazer Mais Por Nós

                No passado dia treze de dezembro, os alunos do sétimo ano de escolaridade, da Escola Básica de Argoncilhe, participaram numa visita de estudo ao Planetário, ao Jardim Botânico e à Galeria da Biodiversidade, no Porto, no âmbito do primeiro momento de trabalho multidisciplinar, envolvendo as disciplinas de Ciências, Físico-química, Geografia, Educação Visual, EMRC, História e Português.

Durante a manhã, os alunos assistiram a uma sessão no Planetário, viajando pelo Sistema Solar, pela história e evolução do telescópio, conhecendo algumas constelações e o céu noturno do Porto, caso não existisse poluição visual. Também, participaram numa atividade experimental para determinar o peso e a massa de um astronauta, em diferentes astros do Sistema Solar.

            Da parte da tarde, no Jardim Botânico, contemplaram a estátua que inspirou Sophia de Mello Breyner Andresen a escrever a obra O Rapaz de Bronze. Perceberam que as plantas venenosas também apresentam benefícios, como o teixo, pois é deste que se extrai uma substância usada na quimioterapia, permitindo salvar vidas; a planta Cyperus papyrus, existente nos lagos do Jardim, foi a primeira a ser usada no fabrico do papel ; a cor bordeaux da casa dos avós de Sophia, hoje, Galeria da Biodiversidade, é alusiva à cor do vinho do porto, um dos negócios da família; a laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. Por isso, as laranjas são denominadas "portuguesas" em vários locais. Em grego portokali, em turco portakal, em romeno portocala e portogallo em alguns dialetos italianos. A visita também revelou algumas aplicações das rochas, visíveis no Jardim dos Xistos e nos muros em granito.

Na Galeria, as observações realizadas de inúmeras folhas, caracóis, milho, ovos e cães mostraram a biodiversidade existente na Terra. Ali, também, apreciaram um esqueleto verdadeiro de baleia, referido no conto “Saga”, in Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e puderam participar não só numa atividade de simulação da visão de diferentes animais como também compararam os batimentos cardíacos de um grande mamífero, a baleia, com o menor mamífero, o musaranho pigmeu e o Homem.

Esta visita, que decorreu no âmbito do projeto “Fazer Mais Por Nós e Por Muitos Mais” e que tem como coordenadora a Dra. Fátima Silva, médica especialista em saúde pública, delegada de saúde no ACES Feira-Arouca, foi uma das muitas atividades preconizadas no primeiro momento de trabalho multidisciplinar da equipa educativa do sétimo ano. Tendo sempre presente a promoção da saúde nos jovens, os professores, os alunos e as respetivas famílias foram desafiados a levar lanches e almoços com alimentos saudáveis, tendo sido partilhados alimentos como pão escuro de cereais, pão de centeio, espetadas de tomate, azeitonas, ovos de codorniz e queijo mozarela, palitos de cenoura e pepino com húmus, sandes de alface, tomate e frango grelhado, hambúrguer de peru no forno, salada verde com frango, cogumelos e sementes, frutos secos (nozes, amêndoas, cajus, uvas passas), amendoins, tremoços, bolas energéticas de amêndoa, cacau e tâmaras. A fruta também não faltou, desde mirtilos, bananas, meloa, maças, peras e sumos naturais de fruta.

E foi deste modo que a equipa educativa do sétimo ano, da EB de Argoncilhe, a Dra. Fátima Silva, os alunos e os encarregados de educação/pais deram mais um impulso na promoção da saúde dos jovens em detrimento da alimentação pouco saudável.

                                                                                  Os alunos do 7.º ano de escolaridade

Prémios e Distinções
Prémios e Distinções
Prémios e Distinções do Agrupamento
Abrir ...
Refeitório
Refeitório
Ementa da semana.
Abrir ...
Multimédia
Multimédia
Galeria de fotos e vídeos.
Abrir ...
Parceiros
Parceiros
Parceiros do Agrupamento.
Abrir ...
Clubes e Projetos
Clubes e Projetos
Clubes e Projetos do Agrupamento
Abrir ...
 ◄◄  ◄  ►►  ► 
JANEIRO 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31