Alunos do 9.º C na final do Ciência em Cena, em Lisboa

CCena

Catarina Furtado elogia grupo de finalista do Ciência em Cena

Todos os alunos do 9.º ano de escolaridade, 2014-2015, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, participaram no Concurso Ciência em Cena – Uma boa história sobre a diabetes, dinamizado pela Maratona da Saúde e pelo “Descobrir Gulbenkian – Programa Educação para a Cultura e Ciência”.

De um total de cerca de duzentos e cinquenta filmes apresentados, o trabalho Viver dá Pica! – dos alunos Ana Gandra, Beatriz Silva, Cátia Marinho, Filipa Bertoquini e Hélder Neves, da turma C – foi selecionado para a final.

Estes deslocaram-se a Lisboa, durante um fim de semana, para uma sessão de treino, no sentido de prepararem a apresentação final, que decorreu no dia 7 de março, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian. Como agradecimento, estes alunos foram convidados a assistir ao Programa da RTP, Maratona da Saúde, que decorreu ao longo do dia 27 de março.

Desta forma, os alunos foram incentivados a explorar temas, emoções e factos relacionados com a saúde e a ciência, despertando a sua consciência para o papel da investigação científica na resolução de problemas de saúde, bem como para a importância de conhecer e divulgar toda a informação que estimule práticas saudáveis e ajude a combater a doença pelo lado da prevenção.